Entendeu como é fácil? Agora é só se inscrever.

Pela lei 12.202/2010, publicada no DOU em 14/01/2010, os contratos de FIES, assinados a partir do primeiro semestre 2010, passam a contar com prazo de carência de 18 meses a partir do término do prazo de utilização bem como o prazo de amortização será de até 3 vezes o prazo de utilização. Dessa forma um contrato FIES passa a ter 3 fases distintas:

1 - PRAZO DE UTILIZAÇÃO: Prazo contado a partir do primeiro mês de ingresso no FIES até o último mês do prazo de utilização (considera-se os semestres suspensos ou encerrados sem início de amortização). Nessa fase o estudante paga a cada 3(três) meses prestações de juros de até R$ 50,00, nos meses MARÇO, JUNHO, SETEMBRO e DEZEMBRO.

2 - PRAZO DE CARÊNCIA: O prazo de carência é opcional e pode ser de até 18 meses imediatamente subsequentes ao PRAZO DE UTILIZAÇÃO. Nessa fase as prestações têm a mesma regra do PRAZO DE UTILIZAÇÃO.

3 - PRAZO DE AMORTIZAÇÃO: Imediatamente subseqüentes ao PRAZO DE CARÊNCIA até 3 vezes o PRAZO DE UTILIZAÇÃO mais 12 meses (o simulador adota exatamente 3 (três vezes). Nessa fase o sistema calcula a prestação pela tabela PRICE em função do saldo devedor do contrato no dia da mudança para essa fase, da taxa de juros e do prazo dessa fase.

Durante as fases PRAZO DE UTILIZAÇÃO e PRAZO DE CARÊNCIA , os juros excedentes ao valor da prestação são incorporados ao saldo devedor do contrato no mês da sua apuração(cálculo).

Este simulador possui um caráter meramente ilustrativo e visa possibilitar ao estudante interessado no Financiamento Estudantil informações aproximadas sobre a sua dívida futura, bem como o montante de recursos que deverá despender mensalmente para quitá-la. Lembramos que variáveis como, data e valor da prestação, valor da semestralidade e do financiamento, taxa de juros, data da assinatura do contrato, data da realização dos aditamentos, trazem variações nos valores simulados, considerando os dados informados pelo estudante.

Valor da Mensalidade:
(Informar o valor da sua mensalidade deduzidos todos os descontos oferecidos pela instituição de ensino, inclusive os concedidos em virtude de pagamento pontual. No valor da mensalidade informado não deve ser deduzido o valor da sua bolsa)

Para a informação dos valores da taxa de juros, deverá ser indicado no campo correspondente o valor praticado no seu contrato levando em conta as diferentes taxas, conforme regulamentação.

Para os contratos firmados até 2005 inclusive, a taxa de juros é de 9% ao ano.

Para os contratos firmados do segundo semestre de 2006 até o segundo semestre de 2009 a taxa de juros é de:

  • exclusivamente para os cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e cursos constantes do Catálogo de Cursos Superiores de Tecnologia = 3,5% ao ano ou,
  • para os demais cursos = 6,5% ao ano.

Para os contratos firmados a partir do primeiro semestre de 2010 a taxa de juros é de 3,4% para todos os contratos.

Para entender como funciona o Financiamento Estudantil do FIES, utilize nosso simulador. Aqui você fica sabendo quanto você vai pagar de mensalidade durante o seu curso e depois de formado.


Valor da Mensalidade: informar o valor da sua mensalidade, deduzidos todos os descontos oferecidos pela instituição de ensino, inclusive os concedidos em virtude de pagamento pontual. O valor da sua bolsa não deve ser deduzido.


Para os contratos firmados a partir do primeiro semestre de 2010, a taxa de juros é de 3,4% para todos os contratos.

Processo Seletivo:
Quantidade de
Semestres do Curso:
Quantidade de
Semestres já Concluídos:
Percentual de Financiamento:
Tipo de Estudante
Valor da Mensalidade
(Informar o valor da sua mensalidade deduzidos todos os descontos oferecidos pela instituição de ensino, inclusive os concedidos em virtude de pagamento pontual):
Prazo de Carência (em meses):
Data da assinatura do contrato:
Escolha o melhor dia para Vencimento:
Informações
gerais
Sobre
prazos
Menu de serviços:
Emissão de boletos |
Para instituições de ensino